23 de out. de 2010

A importância do contato corpo a corpo na evolução humana.


A evolução tecnológica rouba dos seres humanos algo fundamental para a continuação de sua existência no mundo. Com o acelerado avanço das ciências em prol da cibernética e no atual contexto social do capitalismo compulsivo pelo valor do ter, esquecemos simplesmente do ser... Ser!!! Ser criança! Ser adolescente! Ser adulto! Ser velho! Ser simplesmente humano! Pais não conversam mais com seus filhos... Filhos não conseguem conversar com seus pais... A família não é mais a mesma... As pessoas não se abraçam mais... O contato humano não acontece...Somos estranhos vivendo em baixo do mesmo teto.
O que sempre uniu o ser humano, hoje, é a principal arma contra ele mesmo... até onde queremos evoluir e causar a nossa própria destruição... A busca pela conquista do novo nos uniu, formamos sociedades, construímos valores... tradição, costumes...que se perderam no tempo. Agora essa mesma evolução destrói laços que o ser humano levou centenas de séculos para construir. Provoca guerras que os meios nunca justificam os fins. Usa uma filosofia covarde e injusta para alcançar benefícios para poucos que detém, infelizmente, o poder tecnológico. Poder esse que desvaloriza o ser humano em sua totalidade e universalidade.
Afinal, o avanço tecnológico como a evolução deveria ser em favor coletivo... hoje, mas do que nunca, essa conquista deveria ser de todos... No entanto, surge a exclusão...Exclusão social, cultural, digital além de muitas outras....Então, até onde vamos querer que essa evolução aconteça...
Podemos e devemos evoluir, considerando o crescimento do ser humano diante da dimensão de sua totalidade no contexto histórico, social, filosófico, cultural que vão muito, mais muito além dessa desordenada e louca destruição em massa. O que importa nesse momento e reconstruir os elos que nos unemdesde os primeiros passos do ser Humano sobre a Terra...Então, vamos começar refletindo sobre isso e a partir dessas palavras rever nosso papel como educadores e adotar uma prática que valorize o ser humano em sua totalidade.


Para refletir um pouco mais...
http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0&feature=player_embedded